50 ANOS DE PARCERIA COM O PRODUTOR RURAL
 

Graças a uma atitude corajosa e desafiadora de um grupo de produtores da região de Catalão que, em 06 de dezembro de 1964, reuniram-se com o especial propósito de promover o desenvolvimento sócio-econômico para os seus cooperados, contribuindo na melhoria dos meios de produção rural, conseqüentemente agregando valor a produção e dando início ao pólo industrial de nossa cidade, com a inesquecível empresa “LATICÍNIOS VEREDA”, que em uma estrutura simples e modesta, com pouco mais de 100m², fazia a captação do creme de leite, que eram trazidos pelos produtores rurais nos lombos dos burros de suas propriedades para a fábrica de manteiga de leite, na época a MANTEIGA VEREDA.

A partir da década de 70, com o gradativo aumento da produção leiteira em nosso município, a COACAL, passou a fazer a captação de leite in-natura, assim como a produção do QUEIJO MUSSARELA VEREDA. Sendo que precisamente no ano 1975, com a elevada ascensão da pecuária leiteira, e com o pouco consumo de leite e derivados em nossa região, a COACAL vislumbrando novos mercados e fronteiras, associou-se à empresa Leite Paulista (extinta Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo), da qual fez parte até o ano 2005, repassando-a o excedente da capacidade de sua produção. A partir de 2006 filiou-se a CENTROLEITE/GOIÁS, evento que pode-se considerar como marco no desenvolvimento da COACAL.


Historico


Nestes 50 Anos, a COACAL vem realizando investimentos em estruturas, tecnologias e treinamentos que proporcionam agilidade e qualidade nos serviços prestados aos seus cooperados. Percebendo novas tendências mercadológicas com propósito de facilitar a vida do produtor e da comunidade: posto de beneficiamento de leite, loja agropecuária, posto de combustível, fábrica de ração, misturador de suplemento mineral, assistência técnica agrícola, veterinária e em refrigeração, plano de saúde “Unimed”, cartão de credito Valecard e seguro de vida QBE Brasil Seguros S.A.

Hoje, ser cooperado da COACAL é ter a certeza de fazer parte de uma empresa comprometida com o sucesso da atividade rural, com o desenvolvimento da região, com o comprometimento sócio econômico e ambiental. Tudo isso contribuem para a projeção de novos limites, ampliando os horizontes, com importantes exemplos de amizade, respeito, empenho e o sentimento mais nobre ao qual estamos até hoje reunidos. Assim é o cooperativismo, uma das idéias mais antigas e vitoriosas, mais modernas e avançadas de organização da sociedade civil.

Os Fundadores 
São eles: João Fayad, Lauriston Carneiro de Castro, Wilson Fayad, Nilson Netto Ribeiro, Edison Fayad, João Martins Borges, Oscar Lopes de Fária, Roberto Antônio Marot, Wiliam Fayad, Rui Teixeira Reis, Lourival Evangelista da Rocha, Pedro Netto Paranhos, Onofre Mathias Nunes, Jarbas Rabelo de Souza, José Rabelo Sobrinho, Antônio André, Ascendino Gonçalves de Mesquita, Thársis Campos, Maria David de Souza, Artur José Ferreira.

.